AIDA BAPTISTA
Nascida em Pinheiros, concelho de Tabuaço, foi para Angola com um ano de idade. Viveu sempre em Benguela, onde cresceu, constituiu família e iniciou a sua carreira docente. Em 1975 regressou a Portugal e completou a sua formação académica.
Em 1989 candidatou-se a Leitora de Português no Estrangeiro e foi colocada na Universidade de Helsínquia, Finlândia, onde cumpriu uma missão de 8 anos. Em 1998 foi seleccionada pelo Instituto Camões para uma segunda missão na Universidade de Toronto, Canadá. Em 2004, e ainda ao serviço do Instituto Camões, regressou a Angola para dirigir o Centro de Língua Portuguesa de Benguela e dar aulas no pólo da Universidade Agostinho Neto.
Enquanto esteve em Toronto, iniciou uma colaboração semanal na imprensa comunitária (que se mantém até hoje), registando em crónicas as suas experiências pessoais e profissionais. Da selecção e reunião de alguns desses textos nasceram três publicações: Passaporte Inconformado (2004) e Chão da Renúncia (2008), ambas edições da MinervaCoimbra; Entre Margens de Afectos, em co-autoria com Gabriela Silva (2009), Edição da Liga Portuguesa Contra o Cancro (Núcleo Regional dos Açores).
Presentemente está reformada e dedica-se à escrita, entre outras actividades.
MANUELA MARUJO
Manuela Marujo é natural do Baixo Alentejo.
Emigrou para o Canadá em 1985 para exercer funções como professora no Departamento de Espanhol e Português da Universidade de Toronto, onde foi directora associada.
Manuela Marujo tem desenvolvido vários projectos de investigação junto da comunidade portuguesa luso-canadiana. Entre eles destacam-se trabalhos na área de bilinguismo, relações interculturais e estudos de género.
Publicou vários artigos, organizou e editou livros.
Destaca-se nos últimos anos o interesse por temas relacionados com avós. Tem sido responsável pela organização de congressos interdisciplinares onde se tem reflectido sobre o papel dos avós, dando particular ênfase à problemática em contexto de emigração.
ISBN: 9789728633240