Gustavo de Fraga
Gustavo de Fraga (1922-2003) nasceu na ilha das Flores e veio com a família para a ilha de S. Miguel ainda muito novo. Fez os primeiros estudos em Vila Franca do Campo, frequentando depois em Ponta Delgada, o então Liceu Central de Antero de Quental e o curso do Magistério Primário, com exame de Estado, em 1942. Radicou-se de seguida em Lisboa para frequentar a universidade, licenciando-se em Ciências Históricas e Filosóficas, ao mesmo tempo que trabalhava como jornalista.
Durante alguns anos leccionou como leitor de português na Universidade de Bona, na Alemanha e, posteriormente, como bolseiro, realizou investigação para o doutoramento nas universidades de Paris, de Friburgo da Brisgóvia e de Lovaina.
Fez carreira de professor universitário na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, onde obteve o doutoramento, em 1966, com a tese De Husserl a Heidegger. Elementos para uma Problemática da Fenomenologia.
Professor na Universidade de Coimbra, regressou à Região aquando da criação da Universidade dos Açores, onde foi Vice-Reitor e Presidente do Conselho Científico. Nomeado professor catedrático da Universidade de Coimbra em 1981, quando se encontrava em comissão de serviço na Universidade dos Açores, Gustavo de Fraga aqui permaneceu de 1976 até à sua aposentação, em 1990.
Da sua vasta obra, destacam-se livros e ensaios no âmbito da fenomenologia e da antropologia filosófica, para além de estudos sobre Descartes e Hegel, entre outros filósofos.
Ao regressar a Ponta Delgada, Gustavo de Fraga viu renascer no seu campo de interesses o estudo de Antero de Quental. Dedicou-lhe clarificadores ensaios, aqui apresentados por José Luís Brandão da Luz, em que dá uma atenção especial ao controverso e estimulante tema das raízes filosóficas do pensamento de Antero.
ISBN: 9789897354199