O Silêncio da Paixão

14,00 

Só 4 em stock

O Silêncio da Paixão

Clara Viel, a artista que cantou através do mundo inteiro. Aí está ela, na flor da vida, isolada em Joinville, no Cotentin. As dunas, o mar cinzento e a solidão. Ninguém sabe por que é que ela renunciou repetidamente à sua carreira, abandonou a música, os teatros, fugindo cada vez para mais longe. Estranha, silenciosa. Como única testemunha daquilo que ela parece procurar obstinadamente, um jovem. Para únicas imagens – apenas rochedo, água e céu – estes clarões dilacerantes das recordações. Berlim, o encontro com um pintor, Eric, o amor que irradia a memória. Como única ligação ao mundo exterior estas cartas chegadas de Praga onde alguém a ama ainda. Na lembrança tenaz, existe uma rotura. Fenda também na sua arte. Uma cena que Clara Viel não consegue reconstituir. Logo que ela se elevar para lá da doença, da alucinação, descobrirá talvez a verdade, saberá por que é que a morte a atrai tão fortemente. O destino permite-lhe ainda tornar a ver Eric; por fim a cena torna-se clara. O mar e a morte confundem-se. A narração é levada num ritmo onde o desejo da nostalgia e a nostalgia do desejo se alternam como a maré que cobre e descobre esta sombra — enigmático amor.

Novela escrita por Helena Chrystello, em 1976, e descoberta, entre outros manuscritos, pelo marido, Chrys Chrystello, após a sua morte. Anabela ‘Mimoso’ Freitas, amiga do casal e escritora ímpar, foi quem actualizou e adaptou o texto, dando ao manuscrito o formato de um livro. Conhecida pelas suas antologias e colectâneas das ‘obras dos outros’, é agora editada a sua primeira obra de ficção. Por opção da autora, os seus manuscritos (ficcionais e criativos) nunca foram editados e dados a conhecer nem sequer à família, preferindo viver humildemente e manter na sombra o seu talento, sabedoria e amor aos outros, incluindo o mecenato de vários livros recentes.

 

Autora: Helena Chrystello

——-

Partilhe nas suas redes:

DETALHES DO PRODUTO

Informação adicional

Dimensões (C x L x A) 20 × 14 × 1,6 cm
ISBN

9789897355554

Edição

Outubro 2024

Idioma

Português

N.º Páginas

144

Encadernação

Capa mole

Editora

Letras Lavadas

SOBRE O AUTOR

Helena Chrystello

Nasceu em Lisboa no dia 3 de Abril de 1955, fez os estudos primários e secundários no Liceu Francês Charles Lepierre. Possuía o curso superior de Secretariado do ISLA (Lisboa), o Certificat Pratique de la Langue Française, Université de Toulouse e o Certificado de Aptidão Profissional (Bolsa Nacional de Formadores IEFP).
Licenciada em Estudos Portugueses e Franceses. Mestre em Relações Interculturais (Univ. Aberta), com a tese “Da Língua à Interculturalidade: um estudo de caso”. Tinha Frequência (nível 4) do Instituto Alemão e do Italiano (Porto).
Desde 1976 que leccionou no ensino básico, secundário e profissional (coordenadora de cursos e da PAP – Prova de Aptidão Profissional). Foi Assistente na ESE, Instituto Politécnico de Bragança, na área científica da Língua Francesa (triénio 2002-05) supervisionando estágios de candidatos a professores.
Foi tradutora de Francês Técnico para cursos técnico-profissionais (CICOPN 1986-88) e Tradutora (1995-05) na PNN-LUSA (News Gathering and Translation Services, Sydney, Austrália).
Membro do júri dos Prémios Literários AICL (2007-10) e AICL Açorianidade (2013-15). Pertenceu à Association Canadienne de Traductologie (ACT CATS, Canadá) e à extinta SLP (Soc. de Língua Portuguesa). Foi oradora em congressos nacionais e internacionais, publicada em actas e revistas científicas da especialidade.
Desde 2001, Vice-Presidente da Direcção da AICL, Ass. Int. dos Colóquios da Lusofonia, membro da Comissão Executiva e da Científica e Presidiu ao Secretariado Executivo dos Colóquios.
Autora homenageada pela AICL no 38.º Colóquio na Ribeira Grande (2023).
Após 2005, foi docente de Português na EB 2,3 da Maia (S. Miguel, Açores), sendo Coordenadora do Departamento de Línguas.
Publicou com Rosário Girão (2011) a “Antologia Bilingue de Autores Açorianos Contemporâneos” (15 autores), (2012) e a “Antologia de Autores Açorianos Contemporâneos” (monolingue, 2 vols., 17 autores) que consta do Plano Regional de Leitura; (2014) “9 Ilhas 9 Escritoras, Antologia no Feminino”; e com Lucília Roxo (2014) “Coletânea de Textos Dramáticos” (5 autores açorianos). Em 2022 publicou a “Nova Antologia de Autores Açorianos” (17 autores); em 2023, “9 Poetas, 9 Línguas” e deixou em preparação a “Antologia de Humor Açoriano” ora editada posteriormente.
Faleceu no dia 24 de Janeiro de 2024, em Ponta Delgada, e “O Silêncio da Paixão” é a primeira obra ficcional de Helena Chrystello a ser editada. Escrita em 1976, esta novela foi publicada apenas agora, quase 50 anos depois.

 

ISBN: 9789897355554

Novidade!

Também pode gostar

Outras Sugestões