A Voz da Ilha
Anabela ‘Mimoso’ B. Freitas
Anabela B. Freitas, (Anabela Mimoso), nasceu em Lisboa, mas viveu grande parte da sua vida no Porto, onde frequentou o Liceu Carolina Michaelis, depois a Faculdade de Letras, tendo-se licenciado em História. Foi na mesma Faculdade que fez o Mestrado em História da Cultura e depois o Doutoramento em Cultura.
Actualmente reside em Vila Nova de Gaia.
Começou a publicar livros aos dezasseis anos. Tem uma vasta obra publicada com o nome de ANABELA MIMOSO que vai desde os manuais escolares, ao conto e novela infanto-juvenil, e aos estudos académicos, essencialmente na área da Literatura.
Destacam-se:
1. na ficção infanto-juvenil: “D. Bruxa Gorducha”, distinguido pela Revista “White Ravens”, em 1996; “O Arrumador” in “Contos da Cidade das Pontes, Porto 2001; “O Tesouro do Castelo do Rei”, menção honrosa do Prémio Nacional de Ilustração, 2006; “Aquela Palavra Mar, 2010 – PRL; “Como um pé de vento”, 2006 (em co-autoria com Glória Sanchez, João Pedro Messéder e Paco Martín – projecto Estafeta do Conto da Xunta da Galicia e Direcção Regional da Cultura do Norte); “Foz Côa – Entre Céu e Rio”, 2017 (Projecto Pintar o Verde com Letras da Direcção Regional da Cultura do Norte);
2. na ficção para adultos: “A Vida pela Metade” (2007); “Quando nos matam os sonhos (2012); A Sagração do Amor (2013); Viver sempre também cansa (2018 – Prémio Florbela Espanca 2017);
3. nos estudos literários: “Contos Tradicionais do Povo Açoriano “(2010) PRL; “Os Congressos Pedagógicos do Ensino Secundário Oficial (1927-1931)”, em co-autoria com Bento Cavadas, no âmbito do projecto de investigação “Percursos do associativismo e sindicalismo docentes em Portugal, 1890-1990)”, financiado pela FCT; “Rebelo Bettencourt: Raízes de Basalto”, 2014.
Rui Paiva
Escritor, Artista Plástico, Poeta, Rui Paiva nasce em Moçambique, onde escreve o seu primeiro conto de ficção científica na Política Internacional, “O Fracasso” (1968) sobre o tráfico de armas nucleares nas fronteiras da ex-URSS.
Aos 20 anos, termina o curso de Economia em Lisboa, no ISEG, onde lecciona até rumar para o Oriente. Três passagens por Macau e Hong Kong, 13 anos em conjunto, sendo responsável pelos Serviços de Economia, e quadro superior da banca internacional (BPA, BCM, BNU/Grupo CGD e BCP).
Descoberto – como artista – em 1980 por um curador chinês de Macau, está representado a nível nacional e internacional em diversas colecções, tendo participado em dezenas de exposições individuais, com destaque para Hong Kong, Macau, Ho Chi Minh no Vietname, Alentejo, Açores, Braga, Coimbra, Lisboa, e em dezenas de colectivas, em Singapura, Japão, Coreia do Sul, Macau, Hong Kong e em Portugal.
Termina o percurso da banca como Curador por 16 anos de uma das melhores colecções de arte portuguesas, a do Millenium BCP, enquanto Director do Património Artístico.
Para além dos livros por si ilustrados, editou quatro livros: “A Carta e o Silêncio (2023); “Porto Moniz, Livro de Artista” (2022); “Nuvem Branca, Livro de Artista e Livro de Vida” (2017); “Desenhos 1979-1982” (1982).
ISBN: 9789897355486