Carlos Frayão
Nasceu em 14.06.1948 no Faial, na cidade da Horta, cujo Liceu frequentou, após o que rumou a Coimbra, onde se matriculou na Faculdade de Direito. Durante parte da sua vida de estudante universitário residiu na Real República Corsários das Ilhas, integrou a primeira Direcção da Cooperativa Académica de Consumo Clepsidra e foi Presidente da Direcção do Coro Misto da Universidade de Coimbra. Foi um dos 49 dirigentes do movimento estudantil que, por terem desempenhado um papel destacado na Crise Académica de Coimbra de 1969, foram compulsivamente incorporados no Exército entre Outubro de 1969 e Abril de 1970.
Em 1970 foi eleito Presidente da Direcção-Geral da Associação Académica de Coimbra. Aderiu, também em 1970, ao Partido Comunista Português (PCP), organização então ilegal, tendo sido preso, em Fevereiro de 1971, pela PIDE, que o sujeitou, nos interrogatórios, à tortura do sono, o encarcerou na Prisão Política de Caxias durante três meses, findos os quais o libertou mediante o pagamento de uma caução. Entre 1971 e 1973 foi membro da Redacção da Revista Vértice e do seu Secretariado. Foi membro da Comissão Nacional do III Congresso da Oposição Democrática, que se realizou em Abril de 1973, em Aveiro.
Quando, em 25 de Abril de 1974, se deram o levantamento militar, o subsequente levantamento popular e a revolução que derrubaram o fascismo, era aluno do 4º Ano do Curso de Direito e pertencia ao Comité Local de Coimbra do PCP, o organismo que dirigia, clandestinamente, a actividade do Partido na cidade de Coimbra. Interrompeu então o Curso de Direito para se dedicar, a tempo inteiro, ao trabalho político, no âmbito do qual integrou, ao longo de 18 anos, diversos organismos de direcção partidária, entre os quais a Direcção da Organização Regional das Ilhas Adjacentes do PCP, a Direcção Regional das Beiras do PCP, o Comité Central do PCP e a Comissão Política e a Comissão Executiva Nacional do Comité Central do PCP. Tendo retomado os estudos universitários, licenciou-se em Direito e exerceu, a partir de 1994, a advocacia, em Coimbra. Foi também docente universitário nos anos lectivos de 1995/96 a 2001/2002. Em Dezembro de 2012 regressou ao Faial, onde, desde então, vive e se mantém cívica e politicamente activo.
ISBN: 7989897355950