Açores no Coração

18,00 

Em stock

Açores no Coração

O conjunto de textos reunidos no presente volume constitui, na sua maior parte, as primícias da produção intelectual de José Enes, se exceptuarmos os poemas escritos durante os seus anos de estudo no estrangeiro e já reunidos no volume “Obra Poética 1“.
A ordenação dos artigos não é cronológica porque a intenção aqui não é fazer a biografia intelectual de José Enes, mas tão-só proporcionar aos leitores uma oportunidade de se aperceberem da dimensão do seu engajamento no diálogo com os literatos e os autores açorianos que direta ou indiretamente refletiram a realidade insular.
Esta ação desenvolveu-se em torno de três eixos: a folha cultural e literária «Pensamento», do jornal “União”, a criação do Instituto Açoriano de Cultura e da revista “Atlântida”, e já noutra dimensão mais abrangente, a realização das Semanas de Estudo, embora, com a consciência que só uma universidade, na longa duração, poderia induzir na sociedade açoriana a cientificação (para utilizar um termo por ele repetido) de processos que a ajudassem a superar os seculares constrangimentos e dificuldades. É, por isso, que a maioria dos ensaios e das recensões a obras de autores açorianos, que compõem este livro, se reportam ao período referido, revelando aquela intencionalidade.
Assim, em grande parte coligidos na dita folha «Pensamento», na “Atlântida” e ainda na revista literária de Braga “4Ventos”. Integram-se também textos inéditos escritos por essa mesma época e que por vicissitudes várias não foram publicados. Foram, ainda, inseridos alguns ensaios, das décadas de oitenta e de noventa.

Autor: José Enes

 

Partilhe nas suas redes:

DETALHES DO PRODUTO

Informação adicional

Dimensões (C x L x A)23 × 16 × 2,3 cm
ISBN

9789897355493

Edição

Agosto – 2024

Idioma

Português

Encadernação

Capa mole

Páginas

427

Editora

Letras Lavadas

SOBRE O AUTOR

Açores no Coração – Textos de crítica literária e cultural

José Enes

Natural da Silveira, concelho de Lajes do Pico, José Enes Pereira Cardoso nasceu a 18 de Agosto de 1924. Fez a sua formação académica no Seminário Episcopal de Angra e na Universidade Gregoriana em Roma – licenciatura e doutoramento. Dedicou a sua vida ao saber filosófico e ao ensino tendo em mente o conhecimento que desse bases ao progresso social. Exerceu a actividade docente no Seminário de Angra e na Academia: Univ. Católica Portuguesa, Univ. de Luanda, IPC, agora UBI; Univ. dos Açores, Univ. Aberta. Exerceu, ainda, a presidência das duas primeiras Comissões de Avaliação dos Cursos de Filosofia das Universidades portuguesas. Da sua extensa actividade no espaço açoriano, em ordem ao desenvolvimento humanista, cultural e económico dos Açores, destaca-se: a fundação da página cultural «O Pensamento» do diário A União; a criação do Instituto Açoriano de Cultura e da sua revista Atlântida; a organização do movimento regional das «Semanas de Estudo dos Açores», na sequência das quais foi designado, em 1964, presidente da 1ª Comissão Promotora do Desenvolvimento Regional nos Açores. Após o 25 de Abril, conjuntura favorável para dar corpo a uma ideia de longa data (anos 50 e inícios de 60), amadurecida ao longo dos dez anos da sua vida académica, liderou o projecto de criação de uma universidade – a Universidade dos Açores. Além de integrar todos os institutos culturais açorianos, foi membro-fundador da Sociedade Científica da UCP; membro do Instituto de Filosofia Luso-Brasileira; Sócio Honorário da Sociedade Brasileira de Filósofos Católicos; membro honorário da Aula Castelao de Filosofia da Galiza. A sua vida pública e obra escrita – balanceadas entre especulação e acção que constituem duas faces indissociáveis da sua identidade de filósofo – tiveram sempre por objecto descortinar (nas suas palavras) “a insubstituível pertinência de um discurso científico em ordem a se tornar possível a compreensão de um dado momento histórico e a propiciar o atinado acerto das decisões” visando o progresso sustentado dos Açores.

ISBN: 9789897355493

Mais Livros Letras Lavadas

 

Também pode gostar

Também pode gostar…

Outras Sugestões