Correspondência entre Joaquim de Araújo e os Irmãos Ernesto e José do Canto
20,00 €
As cartas trocadas entre o poeta-diplomata penafidelense Joaquim de Araújo (1858-1917) e os irmãos José do Canto (1820-1898) e Ernesto do Canto (1831-1900), agora dadas à estampa, dão a conhecer, ao grande público, três personalidades de grande fulgor e erudição, que marcaram o panorama cultural português de finais de oitocentos. A sua leitura vem lembrar, não só a importância dos irmãos Canto, na fundação da moderna historiografia açoriana, destacando o seu carácter altruísta, filantropo e a sua participação ativa na construção da memória coletiva dos Açores, bem como na dinâmica cultural e literária portuguesa do final do século XIX. Virgílio Vieira presta, assim, um grande serviço aos estudos literários, trazendo a lume, o intercâmbio cultural, as ideias e motivações que estiveram na base de estudos sobre temas camonianos e anterianos, bem como da nossa História; dando conta de publicações nacionais e estrangeiras, produções poéticas, artigos, recensões, ensaios e outros, atinentes, maioritariamente ao nosso épico, que estes homens amantes do Saber, partilharam entre si. Esta correspondência recupera ainda a memória de Joaquim de Araújo (1858-1917), figura de relevo no panorama literário e cultural de então, permitindo reconstituir a rede de sociabilidade em que se inseria e as diversas atividades intelectuais que empreendeu, no continente e ilhas (destacando-se o seu contributo para o incremento da camoniana de José do Canto), recolocando-o no púlpito que foi seu, não só enquanto referência de vulto para os talentos da novíssima geração, mas também como mediador cultural incansável, aquém e além-fronteiras, resgatando-o do esquecimento.
Maria Amélia Ferreira Peixoto Maia
———–
Autor: Virgílio Vieira (organização)
Este livro está inserido no Plano Regional de Leitura.
Para fornecer as melhores experiências, usamos tecnologias como cookies para armazenar e/ou aceder a informações do dispositivo. Consentir com essas tecnologias nos permitirá processar dados, como comportamento de navegação ou IDs exclusivos neste site. Não consentir ou retirar o consentimento pode afetar negativamante certos recursos e funções.
Funcional
Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para o fim legítimo de permitir a utilização de um determinado serviço expressamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou para o fim exclusivo de efetuar a transmissão de uma comunicação numa rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenamento de preferências não solicitadas pelo assinante ou utilizador.
Estatísticas
O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos.O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anónimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte do seu Fornecedor de Serviços de Internet ou registos adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não podem ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de utilizador para enviar publicidade ou para rastrear o utilizador num site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.