Jazz, Golf e American Dream

18,00 

Em stock

Jazz, Golf e American Dream – O Impacto Social da Presença Norte-Americana na Ilha Terceira, Açores, Durante o Período do Estado Novo

Esta investigação constitui-se por ser um contributo à História Social e das Mentalidades, versando o caso particular do impacto sociocultural da presença estrangeira na ilha Terceira, incidindo sobretudo na presença norte-americana na ilha, que se oficializou em 1946 e que ainda hoje se faz sentir. Pretendeu-se resgatar e preservar as memórias de uma comunidade que vivenciou os fortes impactos da presença norte-americana e comprovar como esta presença transformou a vida e a quietude insular, trazendo desenvolvimento e prosperidade às gentes da ilha. Este recuo ao passado pretende ser um legado para as gerações futuras, com o intuito de compreender melhor as consequências sociais da implantação da Base das Lajes. Com a chegada dos norte-americanos, deu-se uma viragem na identidade terceirense. Verificaram-se mudanças nos modos de vida insulares e uma maior prosperidade e qualidade de vida, sobretudo nos trabalhadores da Base, embora se continuasse a sentir fortes assimetrias sociais. Em consequência do fascínio pelos costumes e qualidade de vida norte-americana e à ânsia de fuga à pobreza, surgiram estratégias migratórios de grande relevo: as adoções/ entregas de crianças terceirenses por casais norte-americanos e os matrimónios de jovens insulares e forasteiros. Estes foram fenómenos arquipelágicos e são processos instrumentais para se compreender o impacto social da presença norte-americana na ilha Terceira, e nos Açores em geral, enquanto realidades sociais associadas e/ou resultantes da presença estrangeira na comunidade.

Autora: Tânia Santos

Partilhe nas suas redes:

DETALHES DO PRODUTO

Informação adicional

Dimensões (C x L x A)23 × 16 × 3 cm
ISBN

9789897355424

Edição

2024

Idioma

Português

Encadernação

Capa mole

Páginas

384

Editora

Letras Lavadas

SOBRE O AUTOR

Tânia Santos

Nascida na freguesia de Agualva em 1979, reside atualmente na Praia da Vitória. É doutorada em História Insular e Atlântica, e Mestre em Ciências Sociais pela Universidade dos Açores. Em 2018 publicou a obra “A infância abandonada. O caso particular da ilha Terceira (Açores)”, com a chancela das Letras Lavadas. Com este livro, pretende perpetuar as memórias das gentes da ilha Terceira, deixando um contributo para a História Social e das Mentalidades, no caso particular do impacto sociocultural da presença estrangeira na ilha. A presença norte-americana, na ilha Terceira, teve um impacto muito significativo nas vivências, na cultura, na ideologia… deixando marcas profundas nas gerações do passado, prologando-se às gerações seguintes, até ao presente.

ISBN: 9789897355424

Também pode gostar

Outras Sugestões