O Dia de São Valentim é o dia mais romântico do ano, e a Agenda Açores elaborou uma lista de 8 Livros para oferecer no Dia dos Namorados da editora Letras Lavadas.

Chega o Dia dos Namorados, e com isso aquela ‘obrigatoriedade’ de oferecer um presente maravilhoso à(s) respetiva(s) cara(s)-metade(s), não é assim? Ora, um livro é aquela oferta clássica que fica sempre bem dar, pois com a sua grande diversidade de géneros literários e de temáticas, e pegando no ditado da tampa e da panela, há sempre um livro ideal para cada estante.

Sendo assim, neste artigo do Top Azores damos-te a sugestão de 8 livros para oferecer no Dia dos Namorados da editora Letras Lavadas, ou seja, livros 100% Made in Azores!


Contos da Imprudência, de Pedro Paulo Câmara

Medo e Mito. Morte e Amor. Solidão e Desesperança. Talvez Medo e Mito, informes e famintos, alicercem o Amor ou a Solidão. E talvez tanto um como outro tenham garras e forças suficientes para rasgar o ventre e a alma de cada ingénuo humano. Desfazemo-nos no vagar dos dias e compomo-nos de Imprudências que se amontoam ao entardecer. Em Contos da Imprudência, forças titânicas assumem o controlo – e o destino – de cada personagem, reflexo de mil homens e mil mulheres sem opção, desarmados.

À venda na Livraria Letras Lavadas, no Largo da Matriz, 69 – Ponta Delgada. E na nossa loja online, aqui!


A Felicidade das Coisas Imperfeitas

Nada nos é garantido. Joguetes da sorte que nos coube, rimos para enganar o desespero ou vemos o riso a que temos direito encher-se de lágrimas. A nossa vida é, então, uma comédia triste, onde morremos de tanto rir. E o amor só nas coisas improváveis nos é permitido. É a flor do mal que nos sai ao caminho. Bálsamo ou veneno?

Assim se poderia caracterizar o percurso de vida do narrador que, de modo diverso, se conta no romance e no argumento para cinema que anda a escrever. É a história enervada do jornalista Gabriel Rocha, femeeiro incorrigível, de repente tocado pelo susto da atração homossexual e pela recusa da velhice adivinhada que vem nas primeiras rugas e nos espelhos.

Mas também a vida de cada uma das personagens que ele convoca. O ator gay luso-tailandês que se junta a Gabriel e a Clara e está longe de ser o vértice murcho do triângulo amoroso. A viúva que, no velório do marido, cai nos braços do poeta e daí já não sai. O ajudante de cozinha que tem um fraquinho por cicatrizes. O proprietário de um restaurante que recruta raparigas de estação no Facebook. O realizador que vê nos clichês do riso e da lágrima o melhor que há na nossa humana imperfeição. O escritor homofóbico que, afinal, não dispensa um jantar de carne no espeto num bar gay. A amante que conversa, na horizontal, sobre os temas e problemas da vida do protagonista. O cozinheiro vítima de bullying de um grupo de crianças.

E outras personagens que, com as indicadas, partilham a procura da felicidade das coisas imperfeitas. Não serão todas salvas pelo riso.

À venda na Livraria Letras Lavadas, no Largo da Matriz, 69 – Ponta Delgada. E na nossa loja online, aqui!


Eu Tenho uma Carta Escrita – Cartas de Maria do Livramento e Cândido Forjaz (1924-1933), de Alberto Vieira, Cláudia Faria e Graça Alves

Entre 1924 e 1933, Cândido Pamplona Forjaz e Maria do Livramento de Mesquita Abreu trocaram cartas-diários de amor, entre Angra do Heroísmo e Lisboa, com passagens por São Miguel e pelo Funchal. Esse espólio, a que a equipa do Projeto Memórias das Gentes que fazem a História teve acesso, permite-nos reconstituir os quotidianos insulares e continentais e abre-nos portas para uma outra História, vivida e sentida.

Para além da cumplicidade e privacidade, partilhada entre os dois namorados, esta correspondência permite, ao leitor, uma outra visão de uma época marcada pela mudança, pela ansiedade, pela instabilidade política e social que se vive, nesta época, na capital e nas ilhas.
Numa clara apropriação do verso do cancioneiro açoriano, «Eu tenho uma carta escrita» é um exemplo de como os arquivos familiares e os documentos pessoais são capazes de rasgar o tempo e de servir como fontes históricas.

À venda na Livraria Letras Lavadas, no Largo da Matriz, 69 – Ponta Delgada. E na nossa loja online, aqui!


Fragmentos da tua Luz, de Orquídea Abreu

Primeiro livro de poesia de Orquídea Abreu. Os poemas, segundo o crítico literário Domingos Lobo, são de resistência às coisas terrenas, nossas, tocáveis e quotidianas.

À venda na Livraria Letras Lavadas, no Largo da Matriz, 69 – Ponta Delgada. E na nossa loja online, aqui!


O Julgamento de Hipócrates, de José Eduardo Carvalho

Acontecimentos bizarros ocorrem no Hospital-Prisão de Água d’Alto, que só vêm à tona quando um recluso foge deste complexo prisional onde se integra o Centro Hipócrates de Estudos Biomédicos, em que seu o diretor, o médico-cirurgião Ramon Árias, é julgado pelo Ministério Público.

Paralelamente, Bárbara do Canto, diretora do Instituto de Geofísica e Vulcanologia, está preocupada com o recrudescer da atividade sísmica do maciço vulcânico da Lagoa do Fogo que ameaça a sobrevivência do complexo prisional de Ramon Árias. Além do vulcanismo, há outra turbulência na vida de Bárbara: Gustavo Daguerre, fotógrafo freelancer da Geographic Magazine, interessado em fotografar a paisagem vulcânica. Entre eles nasce uma atração tão fulminante que supera a diferença de idades que os separa.

Ao longo dos dezasseis capítulos, a narrativa vai alternando a loucura de Ramon Árias com a paixão de Bárbara do Canto. De uma e de outra pode brotar a tragédia.

À venda na Livraria Letras Lavadas, no Largo da Matriz, 69 – Ponta Delgada. E na nossa loja online, aqui!


Meu Porto, Meu Abrigo, de Sandra Fernandes

Livro de poesia de Sandra Fernandes que aborda temas como as emoções humanas, o crescimento espiritual, as vicissitudes da vida e suas alegrias, o amor, a verdade do nosso ser.

À venda na Livraria Letras Lavadas, no Largo da Matriz, 69 – Ponta Delgada. E na nossa loja online, aqui!


Naquele Tempo, de Carolina Cordeiro

Onde o tempo não pára, o coração do Homem não cala.

Onde o tempo não corre, a comunicação não tem existência.

Onde o tempo não perdoa, o coração do ser humano encontra a paz.

Os anos decorrentes da união dos apaixonados, em 1856, são a marca inconfundível daquilo que o silêncio pode deixar na vida do casal Forrester, sem que, todavia, tudo à volta seja ilibado de culpas.

Constança e Aidan vão ter que descortinar o que ficou por dizer para poderem continuar a coexistirem numa ilha onde a indústria tomava conta dos sonhos; onde o fruto rei coroava um regresso e onde as folhas do chá previam um sabor a emoção nunca demasiado forte.

Naquele Tempo é o segundo volume da trilogia “Tempo” e, como o tempo que temos é sempre curto, o No Meu Tempo não terá de ser lido.

À venda na Livraria Letras Lavadas, no Largo da Matriz, 69 – Ponta Delgada.


Os Limites do Coração, de Patrícia Carreiro

Não era fácil gerir aquele dia-a-dia. A normalidade também pode ser um problema. E para Júlia era: um problema dos grandes. A rotina irritava-a, era só mais um cada dia que nascia.

Até que surgiu aquele convite que poderia mudar tudo: e mudou. Enquanto professora de História, Júlia foi convidada pelo concelho da Ribeira Grande, na ilha de São Miguel, nos Açores, para lecionar um curso sobre a História daquela terra. As tradições e culturas daquela terra seriam a base do seu novo trabalho.

Tendo raízes açorianas, a professora foi ao encontro de uma aventura e de uma nova experiência. A ilha tornou-se um lugar perfeito para viver, muito mais quando conheceu Afonso, um historiador de renome açoriano, que lhe poderia mudar a vida. Mas tudo mudou, novamente, quando ela o descobriu viúvo, pois, por algum motivo estranho, nunca lhe contara aquele facto. No entanto, nem ele sabe bem a verdade da história: a falecida mulher decide reaparecer e volta com um filho nos braços.

Entre segredos que, também, Júlia tem e obrigações a que Afonso não consegue fugir, a história vai acontecendo num crescendo.

Tudo culmina no dia das maiores festas da Ribeira Grande, as Cavalhadas de São Pedro, quando os laços dão os nós e Júlia e Afonso descobrem todas as verdades perdidas nos recantos desta história.

À venda na Livraria Letras Lavadas, no Largo da Matriz, 69 – Ponta Delgada. E na nossa loja online, aqui!


Para mais artigos Top Azores, clica aqui!