O Vulcão da Urzelina de 1808

12,00 

Esgotado

O Vulcão da Urzelina de 1808 – Contributos Documentais

Recolha de documentação da época da erupção vulcânica na freguesia da Urzelina, ilha de São Jorge, em 1808. Esta não só foi transcrita, como foi alvo de adaptações e notas por parte dos investigadores que organizaram este livro.

“E no dia 13, veio de cima um tufão de fumo com matérias incendiárias, que queimou seis pessoas; no dia 16, um semelhante tufão de fumo queimou três pessoas; no dia 17, com outro igual se queimaram mais de cinquenta pessoas, a saber, vinte e sete que o Reverendo Vigário das Manadas tinha trazido consigo para ajudarem a tirar a telha e algumas coisas da igreja da Urzelina para não serem devoradas pela lava que já vinha correndo para ela, e alguns outros que estavam no enterro d’uma criança pequena, dos quais quase todos ficaram mortalmente queimados; e nesta mesma ocasião se queimaram outros, quando andavam vendo se podiam salvar algumas coisas de suas casas. Neste tufão, ou redemoinho de fumo, foi envolto um casal, e lançados, a mulher para perto da rocha em distância donde foi levada pelo tufão de mais de 400 passos, sendo achada com as pernas e braços quebrados, e seu marido foi achado no outro dia morto no calhau do mar.”

Autores: Manuel Augusto de Faria, José Guilherme Reis Leite, Adriano Pimentel

 

Junte-se à lista de espera Iremos informá-lo quando o produto chegar em stock. Por favor, deixe abaixo o seu endereço de email válido.

Partilhe nas suas redes:

DETALHES DO PRODUTO

Informação adicional

Dimensões (C x L x A) 23 × 16 × 1,2 cm
ISBN

9789897355561

Edição

Setembro 2024

Idioma

Português

Encadernação

Capa mole

Páginas

120

Editora

Letras Lavadas

SOBRE O AUTOR

Autores: Manuel Augusto de Faria, José Guilherme Reis Leite, Adriano Pimentel

 

Manuel Augusto de Faria

Nasceu na freguesia do Capelo, Faial, em 1946. Oficial do Exército, Licenciado em História pela Universidade de Coimbra, leccionou História no Instituto Superior Militar e em escolas oficiais da ilha Terceira.
Tem-se dedicado, sobretudo, à investigação da História Militar dos Açores, pesquisando e publicando documentação inédita do Arquivo Histórico Ultramarino e do Gabinete de Estudos e Arqueologia da Engenharia Militar. Destaque para os tombos dos fortes das ilhas do Faial, Pico, São Jorge, Graciosa e Terceira, publicados no Boletim do Instituto Histórico da Ilha Terceira. Parte dos seus estudos sobre a organização militar do arquipélago encontram-se compilados na obra “Da Militia – Textos de História Militar dos Açores e outros”, publicada pelo IHIT. Com José Guilherme Reis Leite, publicou as séries documentais: • “Livro do Tombo da Câmara da Vila da Praia” • “Livro do Castelo (do Monte Brasil)” • “Posturas Camarárias dos Açores” (2 volumes) • “Códices do Arquivo Histórico Ultramarino – Açores” (8 volumes) e “O Povo Junto Pode Tanto ou Mais que El-Rei – Vila do Porto, 10 de Maio de 1827”.

 

José Guilherme Reis Leite

Nasceu em Angra do Heroísmo em 1943. Historiador e político autonomista. Estudou no Liceu da sua cidade natal e na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, onde completou a licenciatura em 1968; é doutor em História pela Universidade dos Açores.
Cedo ingressou na vida política, onde desempenhou as funções, nomeadamente, de Presidente da Assembleia Legislativa Regional da Região Autónoma dos Açores, deputado na Assembleia da República e Secretário Regional da Educação e Cultura da RAA.

Como historiador e investigador, tem-se ocupado de inúmeros aspectos da cultura açoriana, nomeadamente históricos, literários e políticos, em diversas épocas. Os seus estudos, fruto de porfiada investigação e fundamentais para a abordagem da História dos Açores, desde os descobrimentos e povoamento, ao processo autonómico, encontram-se largamente divulgados.

 

Adriano Henrique Gonçalves Pimentel

Nasceu na Praia da Vitória em 1979, e vive em Ponta Delgada. Concluiu a licenciatura em Biologia / Geologia (ensino) pela Universidade dos Açores em 2002, e o mestrado em Vulcanologia e Riscos Geológicos pela mesma instituição. É Doutor em Geologia, especialidade Vulcanologia, pela Universidade dos Açores. Desempenhou funções de Técnico Superior no Centro de Informação e Vigilância e Avaliação de Riscos da Universidade dos Açores.
Como investigador, tem-se dedicado ao estudo do vulcanismo, do magmatismo e dos riscos geológicos, tendo especial interesse por ilhas oceânicas e em particular pela Geologia dos Açores. Ao longo dos últimos vinte anos, acompanhou várias crises sísmicas, integrou projectos de investigação científica nacionais e internacionais, e participou em missões oceanográficas e geológicas a várias ilhas da Macaronésia. É autor e co-autor de diversos artigos científicos, capítulos de livros e relatórios, bem como de comunicações em congressos e conferências. Orientou vários alunos de mestrado e doutoramento, e é editor de volumes especiais em revistas científicas.

 

ISBN: 9789897355561

Mais Livros Letras Lavadas

Também pode gostar

Também pode gostar…

Outras Sugestões