Autores: Manuel Augusto de Faria, José Guilherme Reis Leite, Adriano Pimentel
Manuel Augusto de Faria
Nasceu na freguesia do Capelo, Faial, em 1946. Oficial do Exército, Licenciado em História pela Universidade de Coimbra, leccionou História no Instituto Superior Militar e em escolas oficiais da ilha Terceira.
Tem-se dedicado, sobretudo, à investigação da História Militar dos Açores, pesquisando e publicando documentação inédita do Arquivo Histórico Ultramarino e do Gabinete de Estudos e Arqueologia da Engenharia Militar. Destaque para os tombos dos fortes das ilhas do Faial, Pico, São Jorge, Graciosa e Terceira, publicados no Boletim do Instituto Histórico da Ilha Terceira. Parte dos seus estudos sobre a organização militar do arquipélago encontram-se compilados na obra “Da Militia – Textos de História Militar dos Açores e outros”, publicada pelo IHIT. Com José Guilherme Reis Leite, publicou as séries documentais: • “Livro do Tombo da Câmara da Vila da Praia” • “Livro do Castelo (do Monte Brasil)” • “Posturas Camarárias dos Açores” (2 volumes) • “Códices do Arquivo Histórico Ultramarino – Açores” (8 volumes) e “O Povo Junto Pode Tanto ou Mais que El-Rei – Vila do Porto, 10 de Maio de 1827”.
José Guilherme Reis Leite
Nasceu em Angra do Heroísmo em 1943. Historiador e político autonomista. Estudou no Liceu da sua cidade natal e na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, onde completou a licenciatura em 1968; é doutor em História pela Universidade dos Açores.
Cedo ingressou na vida política, onde desempenhou as funções, nomeadamente, de Presidente da Assembleia Legislativa Regional da Região Autónoma dos Açores, deputado na Assembleia da República e Secretário Regional da Educação e Cultura da RAA.
Como historiador e investigador, tem-se ocupado de inúmeros aspectos da cultura açoriana, nomeadamente históricos, literários e políticos, em diversas épocas. Os seus estudos, fruto de porfiada investigação e fundamentais para a abordagem da História dos Açores, desde os descobrimentos e povoamento, ao processo autonómico, encontram-se largamente divulgados.
Adriano Henrique Gonçalves Pimentel
Nasceu na Praia da Vitória em 1979, e vive em Ponta Delgada. Concluiu a licenciatura em Biologia / Geologia (ensino) pela Universidade dos Açores em 2002, e o mestrado em Vulcanologia e Riscos Geológicos pela mesma instituição. É Doutor em Geologia, especialidade Vulcanologia, pela Universidade dos Açores. Desempenhou funções de Técnico Superior no Centro de Informação e Vigilância e Avaliação de Riscos da Universidade dos Açores.
Como investigador, tem-se dedicado ao estudo do vulcanismo, do magmatismo e dos riscos geológicos, tendo especial interesse por ilhas oceânicas e em particular pela Geologia dos Açores. Ao longo dos últimos vinte anos, acompanhou várias crises sísmicas, integrou projectos de investigação científica nacionais e internacionais, e participou em missões oceanográficas e geológicas a várias ilhas da Macaronésia. É autor e co-autor de diversos artigos científicos, capítulos de livros e relatórios, bem como de comunicações em congressos e conferências. Orientou vários alunos de mestrado e doutoramento, e é editor de volumes especiais em revistas científicas.
ISBN: 9789897355561
Mais Livros Letras Lavadas