São Sebastião – O Lugar da Memória
São Sebastião – O Lugar da Memória é uma obra que aborda a freguesia de São Sebastião, no concelho de Ponta Delgada, num tempo cronológico entre os meados século XV e a actualidade.
O título deste trabalho remete o leitor para uma geografia e para uma memória. O presente estudo enquadra-se no projecto editorial que tenho vindo a desenvolver há vários anos. Os Açores e as suas gentes têm sido o mote para a realização de pesquisas de teor histórico-cultural, resultando em livros, artigos e conferências.
O projecto, agora apresentado publicamente, vem no seguimento de outros títulos sobre a cidade de Ponta Delgada e a ilha de São Miguel que tenho dado à estampa. São Sebastião – O Lugar da Memória é o resultado de uma investigação realizada sobre o referido território, tendo em foco os legados culturais e históricos. Pretende-se, desta forma, compreender uma geografia limitada no contexto do concelho que faz parte e da ilha de São Miguel, através de uma estreita relação entre a história e a memória. As tradições de uma comunidade fazem-se através dos legados culturais e dos percursos vivenciais, independentemente da sua geografia, da classe social e do credo religioso. Esta obra evidência o outro na sua dinâmica cultural e vivencial, tendo como base a memória do indivíduo enquanto produtor e autor de legados patrimoniais.
Conhecer, entender e valorizar o território implica observar, sentir, viver e, ao mesmo tempo, respeitar a geografia natural e humana do outro. Assim, a compreensão entre os povos faz-se pelo diálogo e pelo respeito em redor do entendimento entre os autores/actores e os observadores. São Sebastião reúne na sua geografia um assinalável legado patrimonial que se materializa em arquitectura militar, religiosa, doméstica, civil e pública, para além de um rico património imaterial. Esta obra só se tornou possível após a elaboração de um projecto que teve como ponto de partida o desejo de conhecer uma geografia, anteriormente erma, desabitada, isolada e desconhecida.
Autor: José de Almeida Mello